:. Uberlândia, Quarta-feira, 15 de Julho de 2020 .:
Canais - Portal Cursos TI
.: Página Principal
.: Artigos
.: Aluno Destaque
.: CF2C
.: Concurso 512 Bytes
.: CRPL
.: Cursos TI Unitri
.: Downloads
.: Revista E-Comp
.: Revista E-Rac
.: Estágio
.: Fale Conosco
.: Gincana
.: Mapa do Site
.: Maratona de Programação
.: Maratona de Redes de Computadores
.: Monografia
.: Mostra de Software
.: Notícias
.: Professores
.: Simpósio de Informática
.: Workshop de Software
Espaço do Aluno - Efetuar Login
.: código do aluno:
.: senha:
:. Esquecí minha senha .:
Espaço do Professor - Efetuar Login
.: código do professor:
.: senha:
:. Esquecí minha senha .:
.: O Evento.: Histórico.: Regulamento.: Inscreva-se
.: Avaliadores.: Datas.: Estrutura.: Ganhadores
.: Fotos.: Fale Conosco.: Já Inscritos.: Classificados

Opções:Aumentar a fonte do textoDiminuir a fonte do textoFonte do texto

..:: Histórico da MOSTRA DE SOFTWARE ::..

..:: 1o Mostra de Software – 1996 ::..


A primeira edição do evento, ocorrida nos dias 29 e 30 de novembro de 1996, teve resultados surpreendentes.
Sem parâmetros referenciais para a organização desta primeira edição, os coordenadores do evento convocaram os alunos de 1o a 3o anos do curso de Ciência da Computação a aplicarem os conhecimentos adquiridos até então, num esforço comum para o sucesso do evento.
Esta primeira edição realizou-se nas próprias dependências do campus da FIT (atual Unitri) de Uberlândia. Foram colocadas mesas formando um X e em cada mesa havia 2 computadores com dois grupos participantes.
No total, 155 (cento e cinqüenta e cinco) alunos integrantes do curso de Ciência da Computação, dos três campi (Uberlândia, Araguari e Araxá) se inscreveram no evento. Organizados em grupos, estes apresentaram para a primeira etapa, eliminatória, 33 trabalhos que tratavam dos mais diversos temas. Destes, 16 (dezesseis) foram selecionados para a segunda etapa, classificatória, que contou com a presença do público e de empresários de diversas áreas de negócios. Finalmente, 5 (cinco) trabalhos foram premiados considerando as características gerais, avaliadas por um conjunto de professores e leigos:
1o. Lugar geral: Fazenda Pecuarista – Prêmio: Impressora de Jato de Tinta, Livros e software;
1o. Lugar Campus Uberlândia: Controle de Estoque – Prêmio: Livros e software;
1o. Lugar Campus Araguari: Automação de Loja de Venda de CD´s – Prêmio: Livros e software;
1o. Lugar Campus Araxá: Locadora de Vídeo – Prêmio: Livros e software;
Prêmio de Participação Especial (aluno de 1o. ano): Locadora de Vídeo – Prêmio: Livros e software;
Apesar de iniciantes no curso, os alunos apresentaram aplicações em qualidade bem superior ao esperado pelos professores, tendo surpreendido, em grande parte, os visitantes que já atuam na área de informática, devido à precocidade da produção dos alunos, ainda em início de curso.


..:: 2o Mostra de Software – 1997 ::..


A segunda edição do evento, ocorrida nos dias 07 e 08 de novembro de 1997, superou todas as expectativas previstas. Como ocorrido na primeira edição, foram convocados os alunos do curso de Ciência da Computação a participarem num esforço comum para o sucesso do evento. Em relação à primeira edição, a 2a Mostra de Software teve um crescimento surpreendente e se transformou num acontecimento de caráter muito mais profissional, representando plenamente a Unitri na região.
No total, 223 (duzentos e vinte e três) alunos integrantes do curso de Ciência da Computação, dos três campi (Uberlândia, Araguari e Araxá) se inscreveram no evento. Organizados em grupos, estes apresentaram para a primeira etapa, eliminatória, 57 trabalhos que tratavam dos mais diversos temas. Destes, 32 (trinta e dois) foram selecionados para a segunda etapa, classificatória, que contou com a presença do público e de empresários de diversas áreas de negócios.
Nesta segunda etapa, foi montada uma estrutura de 40 estandes no próprio campus da Unitri de Uberlândia, onde cada grupo participante tinha o seu próprio estande (34 trabalhos no total) e os outros 6 estandes ficaram para os patrocinadores do evento. Os estandes (3x2 metros) tinham toda a infra-estrutura para garantir uma boa apresentação dos trabalhos ao público visitante.
Finalmente, como descrito no regulamento, foram premiados os trabalhos que mais se destacaram, considerando as características gerais avaliadas por um conjunto de profissionais da área de informática, leigos e professores, seguindo a forma:
1o Lugar Geral: Sistema de Controle de Bares e Restaurante - 2o ano Uberlândia. Premiação: 1 Micro computador 133 Mhz completo, 1 passagem para Hanover - Alemanha, pacote de livros da área de informática.
1o Lugar Uberlândia: SCE - Sistema de Controle Escolar - 3o ano Uberlândia. Premiação: 1 impressora jato de tinta, pacote de livros da área de informática.
1o Lugar Araxá: Virtual Sistema de Informação - 2o ano Araxá. Premiação: 1 impressora jato de tinta, pacote de livros da área de informática.
1o Lugar Araguari: Fornalha - Sistema de Controle de Panificadoras - 3o ano Araguari. Premiação: 1 impressora jato de tinta, pacote de livros da área de informática.
Destaque do 1o Ano: FITNESS PHYSICAL - Sistema de Avaliação Física e Nutricional - 1o ano Araxá. Premiação: Um software Delphi 3 e pacote de livros da área de informática.
Destaque do 2o Ano: Highway Transport System - Sistema de Automação de Empresas de Transporte Rodoviário - 2o ano Araguari. Premiação: 1 scanner de mesa, 1 software Delphi 3, pacote de livros da área de informática.
Diversas empresas e órgãos de apoio foram procurados para participarem do evento, no papel de patrocinadores, garantindo assim a sua realização e a premiação. Cerca de 3.000 (três mil) pessoas, entre alunos da faculdade, visitantes da comunidade e empresários, participaram, visitando os estandes.

..:: 3o Mostra de Software – 1998 ::..


Nesta terceira edição do evento, ocorrida nos dias 19,20 e 21 de novembro de 1998, foi alcançado o sucesso esperado. Como nas outras edições, a participação dos alunos e do professores do curso de Ciência da Computação foi fundamental para a realização do evento.
No total, 287 (duzentos e oitenta e sete) alunos integrantes do curso de Ciência da Computação, dos três campi (Uberlândia, Araguari e Araxá) se inscreveram no evento. Organizados em grupos, estes apresentaram para a primeira etapa, 71 (setenta e um) inscrições de trabalhos que tratavam dos mais diversos temas. Destes, 52 (cinqüenta e dois) foram entregues para a segunda etapa, dita classificatória, onde foi feita uma avaliação por uma comissão de professores do curso de Ciência da Computação, classificando os trabalhos que iriam para a terceira etapa. De todos os trabalhos entregues, foram selecionados 31 (trinta e um ) para a terceira etapa, mostra de trabalhos, que contou com a presença do público e de empresários de diversas áreas de negócios.
Nesta terceira etapa, foi montada uma estrutura de 37 estandes no próprio campus da Unitri de Uberlândia, onde cada grupo participante tinha o seu próprio estande (31 trabalhos no total) e os outros 6 estandes ficaram para os patrocinadores que apoiaram o evento.
Finalmente, como descrito no regulamento, foram premiados os trabalhos que mais se destacaram, considerando as características gerais avaliadas por um conjunto de profissionais da área de informática, leigos e professores, seguindo a forma:
1o Lugar Geral: Super Simples – Sistema de Automação de Supermercado - 2o ano Araxá Premiação: 1 Micro computador Pentiun II 333 Mhz completo, 1 impressora jato de tinta, 1 scanner de mesa 9600 dpi,, pacote de livros da área de informática.
1o Lugar Uberlândia: Park Way Administradora de Estacionamentos - 3o ano Uberlândia. Premiação: 1 Micro computador CYRIXI 300 Mhz completo, pacote de livros da área de informática.
1o Lugar Araxá: CESP Controle Estatístico de Processos - 4o ano Araxá. Premiação: 1 Micro computador CYRIXI 300 Mhz completo, pacote de livros da área de informática.
1o Lugar Araguari: Shock Eletric System - 3o ano Araguari. Premiação: 1 Micro computador CYRIXI 300 Mhz completo, pacote de livros da área de informática.
Destaque do 1o Ano: System DR Advocacia - 1o ano Araguari Premiação: 1 impressora jato de tinta, pacote de livros da área de informática.
Destaque do 2o Ano: Soft Dent – Sistema de Gerenciamento de Clínicas Odontológicas - 2o ano Uberlândia . Premiação: 1 impressora jato de tinta, pacote de livros da área de informática.
Diversas empresas e órgãos de apoio foram procurados para participarem do evento, no papel de patrocinadores, garantindo assim a sua realização e a premiação. Cerca de 4.000 (quatro mil) pessoas, entre alunos da faculdade, visitantes da comunidade e empresários, participaram, visitando os estandes.

..:: 4o Mostra de Software – 1999 ::..


A quarta edição do evento, ocorrida nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 1999, confirmou o sucesso alcançado nos anos anteriores, sendo inserido no calendário de eventos da cidade de Uberlândia.
Como nas edições anteriores, a coordenação convocou todos os alunos do curso de Ciência da Computação a participarem, num esforço comum para o sucesso do evento.
Contrariando todas as expectativas previstas, a procura de patrocínio se mostrou uma tarefa árdua e cansativa. Sendo um ano bastante complicado, ou seja, ano de eleição e de uma crise econômica bastante séria, a maioria das empresas contatadas reconheceu a importância do evento, mas poucas disponibilizaram verba. Um dos melhores fatos ocorridos foi a inclusão do evento no calendário oficial da cidade de Uberlândia, conseguido junto ao Ex. Sr. Edson Zanata – Secretaria de Industria e Comercio. Isto possibilitou que a prefeitura municipal apoiasse o evento junto aos órgãos competentes e disponibilizasse uma ajuda de custo. Outras empresas também tiveram um papel fundamental na realização da 4a Mostra custeando parte dos gastos de infra-estrutura.
O restante das despesas do evento foram custeados pela direção do Centro Universitário do Triângulo - Unitri, após a apresentação da importância que o evento representa, tanto para a instituição e para o Curso de Ciência da Computação como para os alunos. Reconhecido o trabalho desenvolvido, a direção da Unitri forneceu todos os meios viáveis para a realização da 4ª Mostra de Software.
Durante todo o evento (dias 25, 26 e 27 de novembro), o público presente na visitação aos estandes, participou de inúmeros sorteios de brindes, brindes estes que foram conseguidos através dos patrocinadores que apoiaram o evento.
Finalmente, como descrito no regulamento, foram premiados os trabalhos que mais se destacaram em conseqüência de características gerais avaliadas por um conjunto de profissionais da área de informática, leigos e professores, seguindo a forma:
1o Lugar Geral: Garage Shop - 2o ano Uberlândia, Premiação: 1 Micro computador K6 II 375 Mhz completo e pacote de software.
1o Lugar Uberlândia: - VB System Ò / Virtual Bar’s, 2o ano Uberlândia. Premiação: 1 impressora jato de tinta e pacote de software.
1o Lugar Araxá: - SGH – Software Gerencial de Hotelaria - 2o ano Araxá. Premiação: 1 impressora jato de tinta e pacote de software.
1o Lugar Araguari: - Sistema de controle de Fazenda Cafeeiros , 3o ano Araguari. Premiação: 1 impressora jato de tinta e pacote de software.
Destaque do 1o Ano: Potatos Software - 1o ano Araxá. Premiação: pacote de software.
Destaque do 2o Ano: Gerenciamento de Cerâmica - 2o ano Uberlândia. Premiação: 1 scanner 9600 dpi, e pacote de software.
Diversas empresas e órgãos de fomento participaram, como apoio, na realização do evento. Tais entidades forneceram brindes para serem sorteados ao publico visitante e também prestaram orientação aos alunos que pretendem abrir seus próprios negócios. Para os participantes (concorrentes) da Mostra, foi de grande valia o contato realizado com estas empresas no sentido de incremento de conhecimento. Estas entidades apoiadoras foram:
Computer Stock, Trisoft – Softex 2000, New Tim Informática, Sucesu, Prefeitura Municipal de Uberlândia, L & T Cerimonial.

..:: 5o Mostra de Software – 2000 ::..


A 5ª Mostra de Software veio marcar uma nova fase do evento. Vários fatores foram responsáveis pelo surpreendente crescimento observado, dentre eles:
- Realização da Mostra de Software no Center Shopping;
- Parceria com a empresa de Comunicação Know How;
- Premiação diferenciada.
A Mostra de Software deu um salto de qualidade e de participação extremamente importante para os alunos do curso de Ciência da Computação da Unitri e para toda a sociedade. Não se tem conhecimento de um evento de tal porte, importância e qualidade realizado em nosso país, o que faz de Uberlândia e da Unitri, pioneiros neste tipo de iniciativa.

No total, em torno de 300 alunos integrantes do curso de Ciência da Computação, dos dois campi (Uberlândia e Araxá) se inscreveram para a 5ª Mostra. Organizados em grupos, estes apresentaram para a primeira etapa, 70 inscrições de trabalhos que tratavam dos mais diversos temas, dentre eles:
Gestão de Universidades, Academia de Ginástica, Controle de Consultório Médico, Sistemas educativos de Inglês e Legislação de Trânsito, Administração de Transportadora, Sistemas de Alarme (casa inteligente), Administração de Oficinas Mecânicas, Gerador de Relatório, Controle de Cerâmica, Administração de Sindicato Rural, Monitoramento Cardíaco a Distância, Sistema para Fast Food, Sistema para Pesquisas e Vendas através de Palm Search, Sistema de Gestão de Projetos, Interpretador de Máquina de Turing, Jogos 3D, Controle de eletrodomésticos à Distância, Administração de Salão de Beleza, Software voltado para Avaliação Física e Psíquica, dentre outros.
De todos os trabalhos entregues, foram classificados 33 para serem apresentados na 5ª Mostra de Software, que contou com a presença do público e de empresários de diversas áreas de negócios. Vale destacar que vários grupos participantes conseguiram comercializar seus software, além de vários alunos que conseguiram estágios e propostas de emprego para atuarem principalmente em Uberlândia e São Paulo.

A presença de empresários e profissionais de outras localidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília possibilitou divulgar a competência de nossos alunos também fora da região, sendo que alguns alunos participantes da mostra já estão alocados em algumas empresas destas cidades.
Para a realização do evento foi implementado todo um trabalho de mídia impressa e televisiva. Os seguintes itens foram implementados:
Outdoor, cartazes 4x0 formato 4, folders 4x0 formato 8, pastas, crachás, convites.
Com o material impresso foi feito um mailling (lista de personalidades) de mais de 3.000 (três mil) pessoas, que receberam o folder e o convite do evento. Os cartazes, juntamente com os folders e convites, foram enviados para diversas empresas e escolas da região, solicitando o apoio e a participação no evento e pedindo a divulgação da 5ª Mostra de Software. Vale lembrar que o trabalho de publicidade foi realizado também na cidade de Araxá.
A área nobre ocupada pela 5ª Mostra de Software no Center Shopping foi organizada em 40 estandes (3x2 metros), com bancada para micro computador, duas banquetas, uma mesa e duas cadeiras, garantindo assim um maior conforto para os participantes. Esta estrutura contou ainda com uma secretaria geral onde a Know How, empresa parceria neste evento, dava apoio aos participantes. A Unitri colocou também uma equipe de professores de plantão que se revezavam para resolver os imprevistos enfrentados pelos grupos.
No dia 23 de novembro de 2000 às 19:00 horas, ocorreu o cerimonial de abertura, que contou com figuras conhecidas do campo político e social da cidade, empresários, professores e alunos não só da Unitri como de outras instituições.
Finalmente, como descrito no regulamento, foram premiados os trabalhos que mais se destacaram, considerando o conjunto de quesitos avaliados:
1º Lugar : Knowledge – Software de Gestão de Universidades - 5o ano Araxá. Premiação: 1 Moto CG 125 0 Km, medalhas e troféu.
2º Lugar: Dicionário Visual de Inglês – Software Educativo de Inglês para Crianças e Adolecentes - 3º Período Uberlândia. Premiação: 1 TV 29’’, medalhas e troféu
3º Lugar: Legistrans – Software Educativo de Trânsito – 4º Período Uberlândia. Premiação: 1 DVD, medalhes e troféu.
4º Lugar: Energy Control 2000 – Software para Controle à Distância de Equipamentos Residenciais – 2º Período Uberlândia. Premiação: 1 TV 20’’ e medalhas.
5º Lugar: Palm Search – Software para Pesquisas e Vendas Utilizando Palms – 6º Período Uberlândia. Premiação: 1 TV 20’’ e medalhas.
Paralelamente ocorreu também o concurso 512 Bytes que premiou os 10 melhores software desenvolvidos por alunos do 1º ano do curso e que não ultrapassasse o tamanho de 512 bytes. O primeiro lugar ganhou uma impressora HP jato de tinta e os outros ganharam certificados e troféus. Em primeiro lugar ficou o grupo: Explorador do Espaço.
Alguns trabalhos desenvolvidos pelos professores do curso, juntamente com alunos, também foram apresentados. Em destaque apresentamos o trabalho do Prof. Elmo Faria que mostrou um Robô controlado por computador, utilizando-se conhecimentos de eletrônica, programação, inteligência artificial e redes neurais.
A Universidade Virtual também esteve presente com seu estandes, a UVB. Os visitantes puderam conhecer tudo que está sendo realizado pelo grupo de universidades que buscam levar o conhecimento através das mais modernas tecnologias de comunicação.
Diversas empresas e órgãos de fomento participaram, como apoio, na realização do evento. Tais entidades forneceram brindes para serem sorteados ao publico visitante e também prestaram orientação aos alunos que pretendem abrir seus próprios negócios. Para os participantes (concorrentes) da Mostra, foi de grande valia o contato realizado com estas empresas no sentido de incremento de conhecimento. Estas entidades apoiadoras foram:
Trisoft – Softex 2000, Sucesu e Prefeitura Municipal de Uberlândia.
Como patrocinadora oficial da 5ª Mostra de Software, a EMBRATEL mostrou porque é uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, apoiando e acreditando em eventos desta natureza.
Outras empresas foram convidadas para comparecerem ao evento no sentido de conhecerem o resultado dos esforços de nossos alunos iniciantes e do Curso de Ciência da Computação.
Cerca de 5.500 pessoas, entre alunos da faculdade, visitantes da comunidade e empresários, participaram do evento, visitando os estandes dos alunos e dos patrocinadores.
Conseqüência adicional a este sucesso foi o fato de alguns negócios terem se iniciado ou mesmo terem sido fechados durante a Mostra. Muitos alunos foram contatados posteriormente por empresas para a adaptação dos software para seus negócios específicos. Com grande orgulho, é do nosso conhecimento o fato de que os alunos participantes das cinco edições da Mostra de Software já se organizam no intuito de formalizar a criação de empresas e começam a produzir software comercialmente vendáveis. Estes resultados demonstram que os objetivos foram alcançados com significativo sucesso.

..:: 6o Mostra de Software – 2001 ::..


A 6a. Mostra de Software representou uma mudança estratégica bastante relevante para o curso de Ciência da Computação. Pela primeira vez, o evento contou com a participação de outras instituições, objetivando a troca de experiências e, principalmente, o estímulo à produção de software cada vez mais criativos e inovadores.
Neste evento, estavam presentes grupos de alunos da Unitri e da UFU, além da presença institucional de outras instituições de ensino de nível superior.
A 6ª. Mostra de Software foi realizada no pavilhão de eventos da ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia) sob a organização da Trisoft/Softex. A participação das demais instituições estimulou a competição, fazendo com que os alunos pudessem experimentar o espírito de competitivo a ser enfrentado em breve no mercado de trabalho.
Os Software destacados e premiados neste evento foram:
1o Lugar: Grupo Pescaria Virtual - UFU
2º. Lugar: Grupo Auto Mídia Car - Unitri
3o Lugar: Grupo Uni-Eventos - Unitri
4o Lugar: Grupo Win-Police – Unitri

..:: 7o Mostra de Software – 2002 ::..


Consagrando o sucesso do novo formato do evento, em que outras instituições participam como concorrentes aos prêmios da Mostra de Software, a 7a. Mostra de Software contou com mais de 6.500 pessoas.
A organização do evento ficou a cargo da Trisoft de Uberlândia, assim como a responsabilidade financeira do evento e a nomeação dos jurados responsáveis pelas avaliações dos software concorrentes.
Esta edição contou também com uma nova regra no regulamento, classificando os software por categorias, (iniciante, multimídia, empresarial, científico e integrado).
A classe Iniciante representa os software feitos pelos alunos de 1o. e 2o. períodos.
A classe Integrado representa os grupos que desenvolveram um software e um hardware que funcionam de forma integrada.
A classe Científico apresenta os software com alguma inovação tecnológica do ponto de vista científico.
A classe Multimídia apresenta software caracterizados pela forte interação com o usuário.
Por fim, a classe Empresarial reúne todos os grupos voltados para o controle e administração de algum problema mais específico das empresas.
Este novo modelo permitiu que cada software pudesse demonstrar suas verdadeiras qualidades e foram avaliados de forma mais justa, aplicando os quesitos ideais para cada categoria. A divisão em classes de software motivou também o desenvolvimento de produtos multidisciplinares, envolvendo conhecimentos de informática, eletrônica, física, dentre outros.
O resultado final foi a apresentação de software de altíssimo nível, em todas as categorias, além de uma união bastante positiva entre os componentes de cada grupo, mostrando o amadurecimento dos alunos na realização de trabalhos em equipe.
Um dos exemplos da qualidade dos software apresentados foi o produto do grupo Vênus que desenvolveu um conjunto de algoritmos de processamento de imagem capazes de medir a simetria facial e estabelecer um parâmetro de beleza baseado em medidas internacionais. O caráter inovador e diferenciado deste grupo da Unitri lhe rendeu o 1º lugar na categoria Científico.
Outro grupo bastante visitado no evento foi o Logística Automatizada, grupo que desenvolveu o software e o protótipo do hardware capaz de automatizar o processo de separação de produtos para em uma linha de produção. A viabilidade econômica do hardware, comparado aos produtos hoje existentes no mercado, e a complexidade do software desenvolvido rendeu ao grupo o 2º lugar da categoria Integrado.
Na categoria Multimídia, o software WWW.MIKEMARS da Unitri foi premiado em 1º. Lugar, apresentando um trabalho educativo que vem sendo desenvolvido há 3 anos, voltado para o público infanto-juvenil.
Já na categoria Empresarial, os grupos Mellitus, que desenvolveu um software voltado para a área da saúde foi premiado em 1º lugar.
Mais uma vez a Unitri mostrou que seus alunos e professores estão alinhados com o mercado e com as tendências tecnológicas. A qualidade técnica também ficou evidenciada e resultou em uma excelente classificação geral. Das 15 posições de premiação, a Unitri conquistou 12, sendo 4 dos 5 primeiros lugares, todos os segundos lugares e 13 terceiros lugares.
A classificação final da 7ª Mostra de Software foi a seguinte:
Categoria Científico:
1o Lugar: Grupo Vênus – Unitri
2º Lugar: Grupo Corrente Elétrica – Unitri
3º. Lugar: Grupo Nitro4wind Security – UFU
Categoria Empresarial:
1o Lugar: Grupo Mellitus Manager – Unitri
2º Lugar: Grupo Controle de Estacionamento – Unitri
3º. Lugar: Grupo Gerenciador de Servidores Linux – Unitri
Categoria Multimídia:
1o Lugar: Grupo WWW.MIKEMARS – Unitri
2º Lugar: Grupo MIKE MARS– Unitri
3º. Lugar: Grupo SEE-DVD – Unitri
Categoria Integrado:
1o Lugar: Grupo 3Sunset – UFU
2º Lugar: Grupo Logística Automatizada– Unitri
3º. Lugar: Grupo Sircap – UFU
Categoria Iniciante
1o Lugar: Grupo Compilador – Unitri
2º Lugar: Grupo Fenix– Unitri
3º. Lugar: Grupo Contagem de Acesso – Unitri

Desta forma, 87% dos grupos premiados foram da Unitri, mais um fator de motivação para se iniciar a preparação da 8ª. edição do evento prevista para novembro de 2003.
A 7ª edição da Mostra de Software contou com a presença do diretor de negócios da empresa Eccelera, o Sr. Rodrigo Leite, investidor de risco que se interessou e elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Tenho radares em todo o Brasil e não conheço um evento com o porte e a qualidade deste apresentado aqui em Uberlândia”, ressaltou Rodrigo Leite.
A forte rivalidade entre as instituições de ensino observada na 6ª. Mostra de Software deu lugar a um ambiente de troca de experiências e de muito profissionalismo, sem deixar de lado o saudável espírito competitivo.
Institucionalmente, a Unitri se fez presente em seu estande disponibilizado pela Trisoft e no estande de apoio que possibilitou atender às necessidades dos grupos e permitiu a integração dos professores que puderam discutir e alimentar a lista de sugestões para o evento do próximo ano.


..:: 8o Mostra de Software – 2003 ::..


Considerada por muitos alunos e professores do Centro Universitário do Triângulo como uma das melhores edições do evento, a 8ª. Mostra de Software foi realizada no Center Convention do Center Shopping de Uberlândia, um Centro de Convenções classificado como o melhor da América Latina.
Nesta edição, a Mostra de Software voltou a ser organizada e realizada exclusivamente pela Unitri, contando com trabalhos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Internet e Redes e Arquitetura.
Foram 112 (cento e doze) trabalhos inscritos, um recorde absoluto com, aproximadamente, 450 alunos participantes, mostrando o nível de maturidade e de responsabilidade dos nossos alunos, que consideram o evento um grande diferencial de mercado e uma excelente oportunidade para alavancar negócios e estabelecer importantes contatos com profissionais da área. Três categorias foram estabelecidas e 36 trabalhos foram classsificados:
- Iniciante: Alunos do 1º. e 2º. Períodos, representando 20% dos trabalhos apresentados.
- Empresarial: Trabalhos voltados para a área comercial, representando 72% dos trabalhos apresentados.
- Integrado: Trabalhos que envolviam um hardware específico, representando 8% dos trabalhos apresentados.

A 8ª. Mostra de Software contou ainda com um software nunca desenvolvido no Brasil: um engine de Xadrez, software capaz de simular o pensamento humano. Muito mais do que um simples jogo de Xadrez, este software é um conjunto de algoritmos inteligentes de altíssimo nível e que rendeu ao grupo Zumbi Chess Engine o 1º. Lugar da categoria Empresarial.
A partir desta edição, o evento contou com a participação efetiva da equipe de Marketing da Unitri, um trabalho de muita competência e muito bom gosto, o que proporcionou a realização de um evento altamente profissional. O trabalho conjunto dos professores dos cursos envolvidos no evento e da equipe de Marketing, além do apoio e credibilidade da diretoria e da mantenedora resultou em uma fórmula de grande sucesso, criando-se um novo modelo e uma nova forma de se trabalhar para o evento.
Como era de se esperar, o público compareceu em massa para visitar os trabalhos dos alunos e conferir o que os cursos da Unitri têm para oferecer aos futuros alunos, além de mostrar para o mercado o tipo de profissional que a Unitri vem formando. Mais de 7.000 pessoas visitaram a 8ª. Mostra de Software, de acordo com as estimativas realizadas durante o evento.
A premiação totalmente diferenciada também foi uma das motivações para se ter trabalhos nos níveis apresentados na 8ª. Mostra de Software. Em um evento na boite Swingers no Center Shopping, aproximadamente 30 alunos foram premiados, encerrando-se o evento em grande estilo.
A classificação final da 8ª Mostra de Software foi a seguinte:
1º. Lugar Geral: LUXCOM
Categoria Iniciante:
1o Lugar: Grupo SEMAX
2º Lugar: Grupo Auto R
3º. Lugar: Grupo Flower System
Categoria Empresarial:
1o Lugar: Grupo Zumbi Chess
2º Lugar: Grupo WEBVOICE
3º. Lugar: Grupo SMO
Categoria Integrado:
1o Lugar: Grupo OSIRIS
2º Lugar: Grupo Palm Houter
3º. Lugar: Grupo Robolim
Os trabalhos foram avaliados por uma competente equipe, composta por empresários e profissionais da área de Tecnologia da Informação de Uberlândia e região. Todos os resultados da avaliação foram disponibilizados para os participantes do evento, mostrando transparência e seriedade por parte da Comissão Organizadora.


..:: 9o Mostra de Software – 2004 ::..


Seguindo o modelo da edição anterior, a 9ª. Mostra de Software também foi realizada no Center Convention do Center Shopping de Uberlândia, nos dias 11, 12 e 13 de novembro de 2004.
A infra-estrutura foi um dos pontos fortes desta edição, que contou com um layout bastante diferenciado e moderno, contendo inclusive um espaço para jogos, nomeado de Cyber Espaço, que permitiu uma grande concentração de pessoas no centro do evento.
Foram 100 (cem) trabalhos inscritos com, aproximadamente, 400 alunos participantes. Três categorias foram estabelecidas:
- Iniciante: Alunos do 1º. e 2º. Períodos.
- Empresarial: Trabalhos voltados para a área comercial.
- Científico: Trabalhos que envolviam um hardware específico ou que trabalhos predominantemente científicos.
A etapa de classificação ocorreu no dia 30 de outubro nas dependências da Unitri e contou com uma banca composta pelos professores dos cursos de computação da própria instituição.

Número de Alunos Inscritos

Nesta etapa, foram classificados 34 trabalhos para a fase final do processo, trabalho que exigiu um grande esforço da equipe de professores, considerando o alto nível dos trabalhos apresentados.

Número de Grupos inscritos X Grupos Classificados

Os trabalhos científicos foram o grande destaque desta edição. Um dos destaques foi o software Resuscicom, ganhador do 1º. Lugar Geral do evento, que apresentou um trabalho multidisciplinar de altíssimo nível voltado para a área médica.
A atuação da equipe de Marketing no processo de organização e realização do evento foi fundamental para os resultados alcançados e vem, mais uma vez, comprovar a real necessidade de um trabalho profissional sendo realizado em conjunto com a área acadêmica e técnica em um evento como a Mostra de Software.
Em comemoração aos 10 anos de Computação da Untri, o grupo de professores e a coordenação do curso de Ciência da Computação montaram um estande representando a evolução da computação. Com a participação efetiva da decoradora Kátia Dias, o estande apresentou ainda uma coletânea de fotos e materiais dos eventos já realizados pelo curso.
Além disto, o Top-Ten premiou os 10 melhores alunos do curso, ao longo de sua existência, com uma medalha de Honra ao Mérito.
Nesta edição, o público presente no evento ficou aquém do esperado. A baixa visitação pode ser atribuída ao processo de divulgação externa, considerada pela comissão organizadora um dos pontos de melhoria para o próximo ano.

A premiação da 9ª. Mostra seguiu o padrão do ano anterior, sendo:
1º. Lugar Geral: 1 computador Pentium completo, 1 Impressora HP, 1 Scanner Genius, 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.
1º. Lugar de cada categoria: 1 computador Athron completo , 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.
2º. Lugar de cada categoria: 1 Impressora HP, 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.
3º. Lugar de cada categoria: 1 Scanner Genius, 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.

A classificação final da 9ª Mostra de Software foi a seguinte:
1º. Lugar Geral - Resuscicom
- Rodrigo Borges de Almeida
1º. Lugar Cat. Iniciante - Curso de Matemática p/ Crianças
- Thiago Henrique Welte de Almeida
2º. Lugar Cat. Iniciante - Bus Online
- Fernanda Ferreira, Ludmila de Ávila Grama, Igor Reis de Faria
3º. Lugar Cat. Iniciante - Digitest
- Fabiano de Almeida Pereira

1º. Lugar Cat. Científico - JCOMPILER
- Lúcio Fernandes Lima, Joviano Pereira Jorge,Orseni Ferreira Campos, Tarcísio Melo,Rogério Pereira Tamizari
2º. Lugar Cat. Científico - Vírus Detect Advanced
- Marcelo Rodrigues Ferreira, Elias Alves Chacon, Rafael Felipe souza
3º. Lugar Cat. Científico - Visioner
- Rafael Miranda, Ueber Porfílio da Silveira
1º. Lugar Cat. Empresarial - Unews – Revist Online
- Gerson Siqueira Livio, Leandro Rodrigues de Castro, Luis Henrique de Moura Teixeira, Maicon Santos, Wendel Fernandes de Abreu
2º. Lugar Cat. Empresarial - SS : Factoring
- Cássio José da Silva, Max Ferreira da Silva, Roger Augusto Silva, Sérvulo Santos Filho, Sílvio Mendes Pedrosa
3º. Lugar Cat. Empresarial - Odonto System
- Alexandra Araújo Amaral, Gleper Neto de Siqueira Júnior, Loraine de Oliveira, Leandro Rodrigues Fernandes, Vinicius Alexandre Quirino

Os trabalhos foram avaliados por uma equipe de profissionais da área, composta por empresários, gerentes e diretores de TI, analistas de sistemas, empreendedores e técnicos. A participação dos avaliadores é voluntária e torna o evento profissional, transparente e com alta credibilidade.


..:: 10º Mostra de Software – 2005 ::..


Com uma alteração de estratégia para trazer os visitantes para dentro do UNITRI, a 10ª. Mostra de Software foi realizada nas dependências do UNITRI de Uberlândia, entre os blocos A e B , nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2005.
O intercâmbio entre os cursos do UNITRI foi um dos pontos fortes desta edição, que contou com trabalhos em parceria com os cursos de Moda e Estética, inclusive com o desfile de moda com roupas alternativas usando sucatas de material de informática.
Foram 63 trabalhos inscritos com, aproximadamente, 350 alunos participantes. Três categorias foram estabelecidas:
- Iniciante: Alunos do 1º. e 2º. Períodos.
- Empresarial: Trabalhos voltados para a área comercial.
- Científico: Trabalhos que envolviam um hardware específico ou que trabalhos predominantemente científicos.
A etapa de classificação ocorreu no dia 05 de novembro nas dependências da UNITRI e contou com uma banca composta pelos professores dos cursos de computação da própria instituição. Nesta etapa, foram classificados 33 trabalhos para a fase final do processo, trabalho que exigiu um grande esforço da equipe de professores, considerando o alto nível dos trabalhos apresentados.

Número de Grupos inscritos X Grupos Classificados

Os trabalhos empresariais foram os grandes destaques desta edição. Um dos destaques foi o software Gestão de Oficina Mecânica, ganhador do 1º. Lugar Geral do evento, que apresentou um sistema de gestão de altíssimo nível voltado para a área de oficina mecânica.
A atuação da equipe de Marketing no processo de organização e realização do evento foi fundamental para os resultados alcançados e vem, mais uma vez, comprovar a real necessidade de um trabalho profissional sendo realizado em conjunto com a área acadêmica e técnica em um evento como a Mostra de Software.
Nesta edição, o público presente no evento foi muito melhor do que em anos anteriores, principalmente porque um dos quesitos para os trabalhos concorrentes era justamente o convite de visitantes. A própria estratégia de trazer o evento para as dependências do UNITRI melhorou muito a visitação dos estandes pelos próprios alunos de outros cursos.

A premiação da 10ª. Mostra seguiu o padrão do ano anterior, sendo:
1º. Lugar Geral: 1 computador Pentium IV completo com 512 Mb de memória RAM, monitor Sansung 15’, 1 gravadora de CD, 1 Impressora HP, 1 Scanner Genius, 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.
1º. Lugar de cada categoria: 1 computador Athron completo com 512 Mb de memória RAM, monitor Samsung 15’, 1 gravadora de CD, 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.
2º. Lugar de cada categoria: 1 Impressora HP, 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.
3º. Lugar de cada categoria: 1 Scanner Genius, 1 Troféu e Medalhas para todos os componentes do grupo.

A classificação final da 10ª Mostra de Software foi a seguinte:
1º. Lugar Geral - GESTAO DE OFICINA MECANICA
- João Carlos Parreira Filho
- Cristiane Kelly Matsubara
- Lilian Medeiros da Silva
- Luis Carlos de Moraes
- Juversi Rosa de Melo

1º. Lugar Cat. Iniciante - SYSTEM HAIR
- Saymon Yury Costa Silva
- Dhiego de Lima Maffei
- Renato Araujo Macedo
- Ricardo Augusto Azevedo Garcia
- Marcelo da Silva Braga

2º. Lugar Cat. Iniciante - SGD IMOBILIARIO
- Raphael Luiz Costa Ferreira
- Thiago Nunes Sanechal

3º. Lugar Cat. Iniciante - EYE SPY
- Dayane Guimaraes Fuga
- Vanessa Ricarty Alves
- Wallace Hermano Tavares e Silva
- Wilker Silva de Oliveira

1º. Lugar Cat. Científico - TELESCOPIO COMPUTADORIZADO
- Gersam Bernardo de Oliveira
2º. Lugar Cat. Científico - FAO
- Thiago Ferreira Gomes
- Daniel de Paula Fraga
- Leonardo Murillo Silva Mendes
3º. Lugar Cat. Científico - J LAN SCHOOL
- Everton Sant'Ana de Araujo

1º. Lugar Cat. Empresarial - MURAL DIGITAL
- Roseval Ferreira Borges Junior
- Thiago Henrique Welte de Almeida
- Carlos Henrique Guimarães
- Janice Leal da Rocha e Silva Moura
- Firmiano Alexandre do Reis Silva
2º. Lugar Cat. Empresarial - PET SOFT
- Ademar Sebastião Ribeiro
- Claudia Evangelista Silva
- Leandro Santana Morais Alves
- Márcio Henrique Silva Oliveira
3º. Lugar Cat. Empresarial - SILT
- Divino Gomes Miranda
- Filemon Candido Machado Jr
- Erivelton Silva Costa

Os trabalhos foram avaliados por uma competente equipe de profissionais da área, composta por empresários, gerentes e diretores de TI, analistas de sistemas, empreendedores e técnicos. A participação dos avaliadores é voluntária e torna o evento profissional, transparente e com alta credibilidade.
Consagrada como o maior evento acadêmico de Tecnologia da Informação do Brasil, a Mostra de Software apresentou nos seus três dias o resultado de muita dedicação e competência, mostrando os produtos resultantes de um trabalho de equipe composta por professores e alunos dos cursos de computação da UNITRI, além da equipe de marketing e da diretoria da instituição.


..:: 13º Mostra de Software – 2009 ::..


A 13ª. Mostra de Software foi realizada nas dependências do UNITRI de Uberlândia, no bloco E, nos dias 27 e 28 de novembro de 2009.

Foram 29 trabalhos inscritos com, aproximadamente, 150 alunos participantes. Duas categorias foram estabelecidas:
- Iniciante: Alunos do 1º. e 2º. Períodos.
- Empresarial: Trabalhos voltados para a área comercial.
A etapa de classificação ocorreu no dia 20 de novembro nas dependências da UNITRI e contou com uma banca composta pelos professores dos cursos de computação da própria instituição. Nesta etapa, foram classificados 16 trabalhos para a fase final do processo, trabalho que exigiu um grande esforço da equipe de professores, considerando o alto nível dos trabalhos apresentados.

..:: Ganhadores ::..

Ganhador Geral da 13 Mostra:
S.O.S Sistemas de Orçamento
(Pêrmio - Trofeu, 1 Curso de ASP.NET - Zillion, 1 Curso da JIVA de Implantador JAVA, Bolsa de 5o% curso Openk de JAVA)

Categoria Empresarial:
1 Lugar - Gerenciamento de Studio Fotográfico
(Prêmio - Trofeu e medalhas, 3 Cursos ASP.NET - Zillion, 4 Jantares no Liro Cheff)
2 Lugar - Sistemas de Provas On-Line
(Prêmio - Medalhas)
3 Lugar - Fusion S.O.
(Prêmio - Medalhas)

Categorial Iniciante:
1 Lugar - Combate a Dengue
(Trofeu e medalhas, 3 Cursos da Jiva de Implantador Java)
2 Lugar - Pescotapa Game
(Prêmio - Medalhas)
3 Lugar - Fora Aids
(Prêmio - Medalhas)

Enquete - Participe
.: Ver resultado parcial

Aluno Destaque
Newsletter - Assine
Receba informações interessantes do Portal Cursos TI em seu E-mail.
.: Nome:
.: E-mail: