:. Uberlândia, Domingo, 20 de Setembro de 2020 .:
Canais - Portal Cursos TI
.: Página Principal
.: Artigos
.: Aluno Destaque
.: CF2C
.: Concurso 512 Bytes
.: CRPL
.: Cursos TI Unitri
.: Downloads
.: Revista E-Comp
.: Revista E-Rac
.: Estágio
.: Fale Conosco
.: Gincana
.: Mapa do Site
.: Maratona de Programação
.: Maratona de Redes de Computadores
.: Monografia
.: Mostra de Software
.: Notícias
.: Professores
.: Simpósio de Informática
.: Workshop de Software
Espaço do Aluno - Efetuar Login
.: código do aluno:
.: senha:
:. Esquecí minha senha .:
Espaço do Professor - Efetuar Login
.: código do professor:
.: senha:
:. Esquecí minha senha .:
.: O Evento.: Histórico.: Regulamento.: Inscreva-se
.: Avaliadores.: Datas.: Estrutura.: Ganhadores
.: Fotos.: Fale Conosco.: Já Inscritos.: Classificados

Opções:Aumentar a fonte do textoDiminuir a fonte do textoFonte do texto

15ª. MOSTRA DE SOFTWARE DA UNITRI

.:: R E G U L A M E N T O ::.


A 15ª MOSTRA DE SOFTWARE da Unitri, doravante designada MOSTRA realizada pelo Centro Universitário do Triângulo – Unitri– tem o seu regulamento assim estabelecido:


ARTIGO I. Os participantes da MOSTRA somente poderão apresentar software que não tenha sido desenvolvido parcial ou integralmente por terceiros.

Parágrafo 1º: Somente software original, ou seja, software que não tenha participado de nenhum outro concurso/mostra, exceto os expostos no Primeiro WorkShop realizado pela Unitri em 2011, e que não esteja sendo comercializado, poderá ser inscrito na categoria CONCORRENTE e concorrerá aos prêmios. Os softwares que já tenham participado de outros eventos ou que já estejam sendo comercializados, poderão ser inscritos na categoria EXPOSITOR, mas não concorrerá aos prêmios estabelecidos para a MOSTRA.

Parágrafo 2º: Procurando incentivar a melhoria de aplicativos já desenvolvidos a fim de torná-los produtos consistentes, será aceita a inscrição na categoria CONCORRENTE, de software que já tenha participado nesta mesma categoria em alguma edição anterior da MOSTRA, desde que o software tenha sofrido upgrade relevante, a ser destacado pela equipe no momento de sua inscrição. Mudanças de interface não serão consideradas como upgrade. As melhorias introduzidas no produto serão avaliadas pela COMISSÃO ORGANIZADORA da MOSTRA, que decidirá pela sua inscrição ou não.

Parágrafo 3º: Os trabalhos deverão ser inscritos, a critério da equipe participante, em uma das 2 (duas) categorias concorrentes descritas a seguir:

1. Iniciante: Nesta categoria serão aceitas inscrições de quaisquer trabalhos desenvolvidos por equipes compostas somente por alunos de 1º e 2º períodos dos cursos em que estejam matriculados. Para efeito de enquadramento da equipe nesta categoria, será considerado o aluno de período mais alto dentre os seus componentes, mesmo que este aluno esteja cursando uma única disciplina do período em questão.

2. Empresarial: Aplicações que envolvam diversas tecnologias para o processamento de informações e automação de procedimentos voltados às atividades comerciais, industriais e de serviços, inclusive software multimídia e educacional.

ARTIGO II. Poderão se inscrever na MOSTRA apenas os alunos devidamente matriculados em qualquer curso do Centro Universitário do Triângulo.

Parágrafo 1º: As equipes inscritas deverão ter entre 1 (um) e 5 (cinco) componentes.

Parágrafo 2º: Cada equipe inscrita deverá escolher, dentre os professores do seu curso, um PROFESSOR TUTOR que irá auxiliá-lo no desenvolvimento dos trabalhos. No entanto, o desenvolvimento do software deverá ser feito pelos alunos componentes da equipe, ficando o PROFESSOR TUTOR responsável apenas pela orientação dos trabalhos.

ARTIGO III. Fica definido que a MOSTRA ocorrerá em três etapas: uma 1ª etapa nomeada INSCRIÇÕES, uma 2a etapa nomeada CLASSIFICATÓRIA e uma 3ª etapa nomeada APRESENTAÇÃO que consistirá efetivamente na MOSTRA.

Parágrafo 1º: A 1ª etapa, dita INSCRIÇÕES, ocorrerá entre os dias 01/10/2011 e 10/11/2011 e será realizada através do preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO no site do evento ( http://computacao.unitri.edu.br/mostraSoftware.php?url=CadastroMostra ).

Parágrafo 2º: A 2ª etapa, dita CLASSIFICATÓRIA, ocorrerá no dia 12/11/2010 (6ª FEIRA), quando todos os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Avaliadora da Unitri, formada conforme Artigo VI. Serão selecionados 15 trabalhos pela Comissão Avaliadora que divulgará, até o dia 13/11/2009 através do site do evento e por email a lista das equipes classificadas para a 3ª Etapa.
AS EQUIPES QUE TIVEREM SEUS TRABALHOS CLASSIFICADOS PARA A 3ª ETAPA DEVERÃO EFETUAR O PAGAMENTO DE UMA TAXA DE PARTICIPAÇÃO NO VALOR DE R$25,00 ATÉ O DIA 17/11/2010 E APRESENTAR SEUS SOFTWARES NO DIA 22/11/2010 (2ª FEIRA), ENTRE 18:30 E 22:35h, NO ESPAÇO CULTURAL DO BLOCO E DA Unitri À COMISSÃO AVALIADORA.

Parágrafo 3º: No ato da apresentação do software para a Comissão Avaliadora, a equipe deverá entregar toda a documentação do software, sendo:

Análise Estruturada ou Orientada a Objetos completa, a saber: (a equipe deve escolher entre a Análise Estruturada e a Análise Orientada a Objetos)

- Análise Estruturada: Documento Conceitual Lógico, Modelo Ambiental e Modelo Comportamental.
- Análise Orientada a Objetos: Documento Conceitual Lógico, Diagrama de Caso de Uso com as Descrições dos Casos de Uso, Digramas de Classes, Diagrama de Estado de Objeto, Diagrama de Seqüência e Colaboração.
- Modelagem de Dados: Diagrama Entidade-Relacionamento utilizando notação Chen ou IDEF1X, lógico e físico;

Parágrafo 4º: A 3ª etapa, dita APRESENTAÇÃO, será realizada no dia 22 de novembro de 2010, em local a ser definido pela Comissão Organizadora, com a apresentação dos trabalhos classificados na 2ª etapa da MOSTRA. Estes trabalhos serão julgados por uma única Comissão Avaliadora, composta por professores, empresários e pessoas da comunidade, convidadas pela Comissão Organizadora, segundo os critérios descritos no Artigo VI.


ARTIGO IV. A organização da MOSTRA oferecerá aos participantes a infra-estrutura básica para a apresentação dos trabalhos na 3ª etapa.

Parágrafo 1º: Será fornecido para cada equipe classificada para a 3ª etapa, um espaço individual de 2,5x2,5 metros, uma mesa, duas cadeiras e um computador (se for o caso) a ser retirado na coordenação dos laboratórios (se for o caso ). A decoração do espaço ficará a cargo de cada equipe.

Parágrafo 2º: A conservação da integridade dos equipamentos fornecidos ficará sob a responsabilidade das equipes participantes da MOSTRA, ficando estes, responsáveis por eventuais reparos ou reposições de equipamentos disponibilizados.

Parágrafo 3º: Fica a critério de cada equipe a utilização de equipamentos próprios no espaço que lhe for reservado, devendo fazer, previamente, o cadastramento destes equipamentos na Ficha de Controle a ser fornecido no primeiro dia da 3ª. etapa.

ARTIGO V. A apresentação dos trabalhos selecionados para a 3ª etapa que ocorrerá dia 22 de novembro de 2010, deverá ocorrer entre o período das 19:00 às 22:00.

Parágrafo 1º: As equipes concorrentes da 3ª etapa deverão estar com toda a documentação do software nos estandes, impresso no primeiro dia da 3ª. etapa para ser apresentado para a Comissão Avaliadora dos trabalhos.

Parágrafo 2º: A não, observância por parte das equipes, dos horários estabelecidos pela Comissão Organizadora e/ou do descrito no parágrafo 1o. poderá sujeitar a equipe à perda de pontuação na 3ª etapa da MOSTRA e a possível desclassificação.

ARTIGO VI. A Comissão Organizadora da MOSTRA terá total autonomia na nomeação da Comissão Avaliadora.

Parágrafo 1º: A escolha dos avaliadores dos software expostos na 3ª etapa ficará a cargo da Comissão Organizadora, que deverá indicar professores, pessoas de reconhecida experiência na área de informática e empresários de diversas áreas de negócios, sendo que estes últimos avaliarão os projetos na condição de potenciais usuários.

Parágrafo 2º: Os procedimentos a serem utilizados pelos avaliadores para conhecer os software concorrentes, a fim de atribuir notas aos quesitos constantes deste regulamento, serão escolhidos pela Comissão Organizadora e divulgados a todos os participantes até o dia 20/11/2010.

ARTIGO VII. Serão consideradas as seguintes regras para avaliação dos projetos:

Parágrafo 1º: Os avaliadores visitarão os estandes durante os dias da MOSTRA, em horários não combinados previamente e assistirão a uma demonstração do produto exposto.

Parágrafo 2º: Após a demonstração, o avaliador irá atribuir nota de 0 a 10 para os quesitos a serem analisados em cada categoria. Os quesitos a serem avaliados em cada categoria se encontram em anexo.

Parágrafo 3º: O público visitante da MOSTRA poderá, através de formulário próprio fornecido nos dias da 3ª. Etapa, votar no melhor software da MOSTRA, de acordo com sua opinião. No dia subseqüente a 3ª etapa, será contabilizados todos os votos, e o software mais votado terá sua nota final acrescida de 1 (um) ponto.

Parágrafo 4º: Completadas as avaliações de um software, a nota média dos quesitos serão somadas, chegando-se assim à sua nota final, que determinará a classificação dos software inscritos na MOSTRA.

Parágrafo 5º: O software que receber a maior nota final dentro de uma categoria será considerado o vencedor do primeiro lugar naquela categoria. A segunda maior nota determinará o segundo lugar, e assim por diante até o terceiro lugar de cada categoria da MOSTRA.

Parágrafo 7º: Em caso de empate entre dois ou mais software, o critério de desempate será através da nota atribuída a um quesito isoladamente, desempatando-se a favor do software que tiver recebido a maior nota no quesito considerado. Se continuar empatado, passa-se para o quesito seguinte, de acordo com a ordem de prioridade dos quesitos a ser definida pela Comissão Organizadora. Se ao final, os software continuarem empatados, o desempate será feito por sorteio na presença dos representantes de cada equipe.

ARTIGO VIII. A MOSTRA será considerada uma atividade acadêmica para os alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes do Centro Universitário do Triângulo.

ARTIGO IX. Todos os participantes classificados para a 3ª etapa da MOSTRA receberão um certificado.

ARTIGO X. Serão premiados os softwares classificados em PRIMEIRO, SEGUNDO e TERCEIRO LUGAR em cada uma das categorias definidas.

PARÁGRAFO ÚNICO: A premiação será definida pela Comissão Organizadora até o dia 19/11/2010.

ARTIGO XI. A entrega dos prêmios se dará em local a ser definido pela Comissão Organizadora, no dia 23/11/2010.

ARTIGO XII. Os inscritos serão responsáveis pela autoria dos trabalhos e por eventuais solicitações de direitos de autoria, propriedade cultural ou industrial de terceiros.

ARTIGO XIII. É rigorosamente proibida aos participantes a divulgação de propaganda de empresas que não sejam patrocinadores oficiais da MOSTRA, de forma a infringir o parágrafo 1 neste artigo.

Parágrafo 1º: Os participantes da MOSTRA poderão contratar patrocínio para a decoração dos estandes, transporte ou atividades afins. Entretanto, a propaganda destes patrocinadores ficará restrita a uma área definida pela Comissão Organizadora, dentro de cada estande. Nesta área, será divulgada a marca do patrocinador, nos formados definidos pela Comissão Organizadora, não sendo permitido, portanto, inserir a logomarca do patrocinador. A equipe, se assim desejar, poderá utilizar a parte traseira das camisetas da equipe para divulgação do nome dos patrocinadores. Estão proibidas a distribuição de brindes, folders, propaganda visual e/ou sonora destes patrocinadores.

Parágrafo 2º: A equipe que desrespeitar o Artigo XIII e o parágrafo 1o deste artigo será convidado, juntamente com o seu patrocinador, a se retirarem da MOSTRA.

ARTIGO XIV. A Comissão Organizadora da MOSTRA resolverá os casos omissos no presente regulamento, com total e inquestionável autonomia.

ARTIGO XV. A equipe devera estar uniformizada e com o local com pelo menos um banner ou cartaz.


Comissão Organizadora


Uberlândia, novembro de 2010.


ANEXO I

QUESITOS PARA AVALIAÇÃO CATEGORIA INICIANTE

Procedimento: O avaliador atribuirá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada quesito e utilizará as perguntas descritas em cada um deles para direcionar sua avaliação.
Caso não se aplique, para algum software em específico, alguma pergunta de algum quesito, esta deverá ser ignorada, não influenciando a nota do quesito em questão.

1. Domínio dos Conceitos
a. O grupo justifica/conhece o paradigma usado no desenvolvimento de software?
b. O grupo conhece as regras e o ambiente onde o software se aplica?

2. Documentação Técnica (especificação funcional)
a. A análise apresenta os objetivos e justificativas?
b. A análise apresenta especificação do ambiente do software? (descrição completa do funcionamento do software com seqüência de eventos)
c. Esta documentação está de acordo com o software produzido?

3. Funcionalidade do Software
a. O software contribui para solucionar o problema proposto?
b. O software e seus módulos funcionam adequadamente?

4. Profissionalismo da Equipe
a. A equipe participante apresentou-se com aparência profissional?
b. A equipe lhe atendeu de forma satisfatória?
c. A equipe apresentou o produto de uma forma clara e objetiva?
d. Existe colaboração entre os membros da equipe?
e. O estande está organizado de forma adequada?

5. Documentação do Usuário
a. O manual apresenta tópicos sobre instalação?
b. O manual apresenta requisitos de hardware e software?
c. O software apresenta help on-line?

6. Análise da Interface
a. O ambiente do software é de fácil utilização?
b. O layout do software é funcional?
c. A interface do software é amigável?

7. Apresentação do produto
a. Foi desenvolvida uma logomarca para o produto?
b. Foi desenvolvida alguma forma de propaganda do produto (cartaz, banner, folder, cartão, brindes, etc.)?

8. Diferencial do produto
a. Foram utilizadas abordagens inovadoras na solução do problema?
b. O produto apresenta idéias criativas?

ANEXO II

QUESITOS PARA AVALIAÇÃO CATEGORIA EMPRESARIAL

Procedimento: O avaliador atribuirá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) para cada quesito e utilizará as perguntas descritas em cada um deles para direcionar sua avaliação.
Caso não se aplique, para algum software em específico, alguma pergunta de algum quesito, esta deverá ser ignorada, não influenciando a nota do quesito em questão.

1. Domínio dos Conceitos
a. O grupo justifica/conhece o paradigma usado no desenvolvimento de software?
b. O grupo conhece os métodos aplicados na solução do problema?
c. O grupo conhece as regras e o ambiente onde o software se aplica?
d. O software apresenta controle de segurança das informações (controle de acesso/backup)?

2. Documentação Técnica (especificação funcional)
a. A análise apresenta os objetivos e justificativas?
b. A análise apresenta especificação do ambiente do software? (de acordo com documentos previstos no regulamento)
c. A análise apresenta especificações funcionais do software (de acordo com documentos previstos no regulamento)
d. A análise apresenta especificações do modelo de dados (de acordo com documentos previstos no regulamento)
e. Esta documentação está de acordo com o software produzido?

3. Funcionalidade do Software
a. O software contribui para solucionar o problema proposto?
b. O software é portável para outras plataformas?
c. O software e seus módulos funcionam adequadamente?

4. Profissionalismo da Equipe
a. A equipe participante apresentou-se com aparência profissional?
b. A equipe lhe atendeu de forma satisfatória?
c. A equipe apresentou o produto de uma forma clara e objetiva?
d. Existe colaboração entre os membros da equipe?
e. O estande está organizado de forma adequada?

5. Documentação do Usuário
a. O manual apresenta tópicos sobre instalação?
b. O manual apresenta requisitos de hardware e software?
c. O manual apresenta seção de Perguntas Mais Freqüentes?
d. O manual apresenta seção de Soluções de Problemas?
e. O software apresenta help on-line?

6. Análise da Interface
a. O ambiente do software é de fácil utilização?
b. O ambiente do software possui recursos de hint e barra de status?
c. O ambiente do software possui teclas de atalho?
d. O layout do software é funcional?
e. A interface do software é amigável?

7. Apresentação do produto
a. O software possui um instalador/desinstalador?
b. Foi desenvolvida uma logomarca para o produto?
c. Foi desenvolvida uma embalagem para o produto?
d. Foi desenvolvida alguma forma de propaganda do produto (cartaz, banner, folder, cartão, brindes, etc.)?

8. Análise de Viabilidade Econômica
a. A equipe conhece o mercado consumidor/alvo?
b. A equipe conhece os seus concorrentes?
c. Existe um planejamento para distribuição/marketing do produto?
d. Foi apresentada uma proposta de preço de venda?
e. A equipe desenvolveu processos de manutenção e assistência ao usuário?

9. Diferencial do produto
a. Foram utilizadas abordagens inovadoras na solução do problema?
b. O produto apresenta idéias criativas?

Enquete - Participe
.: Ver resultado parcial

Aluno Destaque
Newsletter - Assine
Receba informações interessantes do Portal Cursos TI em seu E-mail.
.: Nome:
.: E-mail: